quarta-feira, 9 de abril de 2008

Pedras na mochila


"Tem coisas na vida que a gente não precisa saber"

"Alguém já disse que a vida é feita de escolhas. Passei boa parte da minha sem entender o sentido da frase, até descobrir sua incompletude: a vida, na verdade, resulta das conseqüências de nossas escolhas.

Como uma árvore genealógica, nosso passado pode ser desenhado como resultado de vários casamentos que promovemos em vida, como o da ansiedade com a escolha de uma faculdade, ou o do medo com a desistência daquele amor que queríamos tanto...

A conseqüência de todas essas escolhas nos construiu e moldou, e hoje somos seus filhos diletos. O triste para o ser humano é que ele guarda memória de suas esperanças - se se afasta delas, sofre com o que é, e lamenta o que não conseguiu ser...

Voltar ao passado tem muito desse resgate, mas parece-se com a tarefa daqueles mergulhadores que vasculham os restos do Titanic. Ao contrário do Transatlântico, que matou seus ocupantes junto com seus sonhos, nós continuamos vivos, e a vida nos cobra sempre os melhores destinos.

Voltar ao passado é reconfortante, rever nossos sonhos e companheiros de ilusões é muito bom, mas estarmos vivos nos torna a cada dia que passa ainda mais responsáveis pelo futuro que ainda temos. Não importa se somos jovens ou velhos, a idade não define nada quando nunca saberemos quando tempo ainda temos...

Quando olhamos para trás descobrimos duas evidências: queríamos ser felizes, mas conhecemos cada passo que demos para nos afastar dos caminhos que mirávamos.

Medo, irresponsabilidade, ilusão, esses sentimentos esculpiram nossa personalidade, e são ao mesmo tempo pedras que carregamos em nossa mochila. Seremos capazes de nos livrar delas? Teremos coragem? Temos, afinal, um bom motivo para isso?

Se não estamos felizes com o que somos, o que podemos fazer para mudar?

Esta é a grande pergunta da qual não podemos fugir, até porque é ela que define o quanto estamos comprometidos com a vida. Sim, pois a vida cobra respostas. E não estar feliz é um alarme que devemos respeitar, se ainda queremos sonhar..."


V.C.A.P


Livro - Os Demônios de Loudun - Aldous Huxley~
Musica - Abismo - Jay Vaquer
Rodada - Barcelona 1 x 0 Shalke 04

Nenhum comentário: