sexta-feira, 18 de abril de 2008

Programa de Índio


"Hoje é dia do índio?"


Aproveitando o gancho do texto de ontem ja que a data engloba as duas coisas, curioso, um fato que me faz refletir muito de vez em quando, minha irmã me veio no incio da semana me questionar, que dia se comemora o dia do índio. Respondi a ela que não sabia a data, não confessei a ela de que nem me lembrava que esse dia existia.


Fato é que ao puxar pela memoria, me recordo sim, dessa data, e o efeito nostalgico, que me causa, a memoria me leva a uma infancia que agora ja parece tão distante, e me causa a surpresa de que, é curioso isso, quando somos crianças, queremos ser adultos, e quando adultos, as inumeras obrigações, nos fazem querer novamente ser crianças, alguns de nós como eu, tentamos a todo custo de vez em quando resgatar isso, mas o mundo exige cada vez mais adultos, a sociedade, a familia, enfim, o mundo hoje esta muito mais adulto.


Enfim só no dia de hoje descobri que era sim dia do índio recordei a pergunta de minha irmã, não irei falar aqui sobre como os índios são tratados, ou deixam de ser tratados, isso não compete a mim, opinião da qual, me é muito vaga e pobre então nem vou expor, só queria aproveitar a ocasião para refletir sobre essas memorias.


Por que quando crescemos vamos adotando costumes e posturas, tão estranhos, se analisados friamente, quando era criança, sabia o dia do índio, o dia da bandeira, independencia, proclamação e afins, e hoje pra mim só importao os feriados, e só lembro os dias que tenho contas pra pagar, e os dias que receberei o meu suado pagamento, sem contar, os amigos, vamos crescendo e a maioria deles vão ficando pelo caminho, até mesmo pelo desenteresse, ou por um obsessão nefasta, em crescer, crescer pra depois querer ser criança....


Enfim, acho que a vida hoje nos cobra muito, o mundo esta uma locomotiva feroz, e o tempo sempre implacavel, e os costumes de criança vão nos abandonando como o cordão umbilical, a inocencia de criança vai nos abandonando, e transformando crianças puras, em seres de opiniões nefastas e egoistas, ah mas isso é uma outra historia.


A questão é que nossa vida de adulto, é o que uma criança chamaria de "um programa de índio".


Livro - Os Demônios de Loudun - Aldous Huxley
Musica - Eduardo e Monica - Legião Urbana
Rodada - Portuguesa 1 x 1 Botafogo

Nenhum comentário: