quinta-feira, 5 de junho de 2008

Somos todos Corruptos?



"Vota em mim?"



Todo político é corrupto. Toda vez que ouço esta frase eu a imagino escrita de outra maneira: todo homem ou mulher em situação de poder é potencialmente corruptível...


Pesquisa realizada em 2006 reforçava essa impressão. O trabalho apontava não só que o brasileiro é conivente com a corrupção política, como também que a falta de ética não é um problema apenas da classe dirigente. O número é alarmante, e ao mesmo tempo esclarecedor: 75% dos brasileiros acreditam que cometeriam um dos atos de corrupção listados na pesquisa se estivessem no lugar dos políticos denunciados.


A pesquisa mostrava que a indignação estampada na imprensa em relação ao escândalo do mensalão não encontrava eco na reação da maioria do eleitorado. É como se a maioria de nós pensasse: "ora, bolas, trouxa é aquele que não se locupleta". Ou como diz o ditado, "feio é roubar e não poder carregar"...


E hoje, como estamos diante de escândalos que aparecem em vertiginosa celeridade? Mudamos, ou continuamos os mesmos acomodados de sempre?


Então imagine-se no poder e responda a estas perguntas: você escolheria familiares ou pessoas conhecidas para cargos de confiança? Mudaria de partido em troca de dinheiro ou emprego para familiares e pessoas conhecidas? Usaria "caixa 2" em campanhas eleitorais? Você superfaturaria obras públicas e desviaria o dinheiro para a campanha eleitoral do político ou até mesmo para seu patrimônio pessoal?


Você, como eu, responderia negativamente a todas estas questões, mas e o resto da população? Pois é... Você não põe a mão no fogo, não é mesmo?


Que o eleitor brasileiro se revele, na média, tão sujo quanto os que jogam o jogo, nada que assuste ou surpreenda. Afinal, políticos nada mais são do que eleitores que resolveram passar para o lado de lá do balcão. Mas o que fazer, e como fazer, para tornar essa regra uma rara exceção?
V.C.A.P.

Livro - A Historia da Filosofia - Will Durant
Musica - Birthday - The Beatles
Rodada - Fluminense 3 x 1 Boca Juniors (ARG)

Nenhum comentário: