quinta-feira, 15 de maio de 2008

Paradoxo




"Enquanto Deus permacer em seu céu tudo na Terra estará bem"


Antes de viajar, no meu ultimo post, eu estava clamando por uma luz, por alguém que pudesse me dar uma opinião, um argumento valido, de forma concisa, e que pudesse transformar meu devaneios tornando, em concritude, provas factiveis.


Fato que a viagem, me prporcionou exatamente o que eu queria, e superou todas as expectativas, favoravelmente o que alguns momentos me deu uma sensação tão prazerosa quanto a um orgasmo. Vamos aos fatos, minha mente esta clara, como um riacho de aguas limpidas.


A questão é a seguinte:


Há um meio melhor, que é o de dar às exigências morais da comunidade a sanção de uma autoridade sobrenatural. Temos de ter uma religião!!.


Pois, uma simples força cósmica, uma causa primeira, ou élan vital, acho que é esse o termo que ouvi, seguindo o raciocionio, que não seja uma pessoa, mal poderia inspirar esperança, devoção ou sacrificio; o que no caso na religião ou não da no mesmo; não poderia oferecer conforto aos corações dos aflitos, nem coragem às almas em conflito.


Mas um Deus vivo pode fazer tudo isso e incitar ou obrigar, pelo medo, o individualismo a moderar um pouco a sua ganância, a controlar um pouco a sua paixão.


Ainda mais se à crença em Deus se acrescentar a crença da imortalidade pessoal: a esperança de outra vida dá coragem para enfrentar a nossa morte e suportar a morte de nossos entes queridos; estaremos duplamente armados se lutarmos com fé.


Admite-se que nhenhuma das crenças pode ser demosntrada; que Deus pode, afinal de contas, ser apenas o ideal personificado do nosso amor e da nossa esperança, e que a alma é como a musica da lira e morre com o instrumento que lhe deu forma.


No entanto sem dúvida, que não nos fará mal algum o fato de acreditarmos, e é possível que faça um bem incalculável a nós.


Elementar....tão simples, tão claro, será que isso basta? não sei...


Chegará a hora, então, da implacável separação do joio do trigo; da Grande Eliminação.....


Uma coisa para mim esta a cada dia mais clara, no aspecto de esclarescimento, é que o conhecimento esta mais perto da rebeldia do que do conformismo!!


Livro - A Historia da Filosofia - Will Durant
Musica - Aluga-se vende - Móveis Coloniais de Acajú
Rodada - São Paulo 1 x 0 Fluminense

Nenhum comentário: