terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

A Janela dos Outros

"(...) verdade você é sim um velho e paranoico...."

"Agente só tem olhos para o que mostra a nossa janela, nunca a janela do outro. O que a gente vê é o que vale, não importa que alguém bem perto esteja vendo algo diferente.A mesma estrada, para uns, é infinita, e para outros, curta."

Criticas o quão complicadas são elas, uteis na maioria dos casos, embora acredito eu existem dois fatores que devem ser levados em consideração, primeiro; quem critica deve com muito cuidado avaliar as palavras ao criticar um ato ou postura advinha a pessoa criticada, e segundo; a pessoa a quem é dirigida a critica deve ter certa maturidade para poder absorver a critica de forma construtiva, pois acredito eu quando quando um desses fatores não são levados em consideração por uma das partes a critica poder ser levada de forma, a prejudicar ambos os lados, um por não saber medir as palavras e se arrepender apos uma critica dura e mal elaborada, e do outro lado o criticado pode não só se magoar como tambem em alguns casos bloquear-se para o resto da vida!!..sei que esse assunto confunde um pouco mas eu entendo que quando criticamos ou enchergamos defeitos em alguem em 99% dos casos são os nossos defeitos tambem, existe tambem a questão de que algumas pessoas se sentem as donas da verdade, é um tanto prolixo mas chegam a expor opinioes de formas ditatórias, como se a sua verdade é a que vale, vamos ver....um exemplo: "Uma garota possuia uma relaçao dificil com o pai, certo dia em uma viagem com ele, só os 2 viu aí a oportunidade de tentar entender a relação, durante o caminho, o pai reclama do rio que esta a margem da estrada, um rio sujo e feio, a menina ao observar o rio do seu lado, observa um rio lindo limpo de aguas claras, nesse momento ela entende definitavamente que as opinioes dela e seu pai, nunca seriao as mesmas......porem mtos anos depois....a menina ja crescida....agora dirigindo seu proprio carro....ve que do lado do motorista....realmente....o rio era terrivelmente feio, e poluido, uma tristeza profunda abateu sobre ela por nao ter levado em consideração o comentario do pai que até ali ja havia falecido", eu entendo que ninguem esta certo sobre nada, nesse aspecto de tentar resolver o problema do outro ou mesmo critica-lo.....confesso de que tenho baixa tolerancia a criticas, não, não me considero perfeito alias acredito eu estar muito mas muito longe disso, porém um critica feita de forma erronea, me corroe, a pessoa as vezes eu entenda, esta tentando ajudar, não percebe que esta dobrando em muito o meu grau de preocupação, pois na maioria dos casos a culpa é mesmo minha, culpa por escolher as pessoas erradas a quem busco socorro, culpa por não entender a critica, e por não rebate-la ou me sentir em condições de argumentar, creio tambem que ninguem no universo tem o direito de machucar o coração de ninguém, mas, a tolerancia à limites extremos, tambem causa fobias, corrói por dentro, pois acredito sim que palavras ferem muito mais do que lanças afiadas......

Livro - Os Pensadore - Socrates
Musica - Fique! Fique! - Raimundos
Rodada - Santos 4 x 1 Ituano

Nenhum comentário: